Os servidores adquiriram diversos produtos, como hortifrutigranjeiros, lacticínios, frutos do mar, cosméticos naturais e flores, comercializados pelos produtores paraenses.
Na manhã desta quinta-feira (02), foi realizada a primeira edição da Feira Itinerante da Agricultura Familiar na sede da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) em Belém. A iniciativa, que é fruto de uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), contou com produtores de Belém, Ananindeua e Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana, além de Mãe do Rio e Bragança, no nordeste paraense.
As portas que são abertas, por meio das parcerias firmadas pela Emater, são o diferencial para a produtora de cosméticos naturais, Medy Portela, 62 anos. A empreendedora ressalta que as feiras realizadas em órgãos públicos estaduais possibilitam que os consumidores conheçam os seus produtos artesanais e contribuam para aumentar a sua renda mensal.
![](/sites/default/files/6a8a1547.jpg)
“Precisamos de um espaço para escoar a nossa mercadoria e aqui é um público que não tem muito tempo para se deslocar até outras feiras, então, a gente traz o comércio pra dentro do órgão. Vendemos, principalmente, mel, extrato de própolis e óleos vegetais de copaíba, andiroba, pracaxi, de açaí. Todos elogiaram os nossos preços, que é um diferencial, além da qualidade. Eu quero agradecer a oportunidade de estar na Secom e celebrar a parceria com a Emater, que nos apoia sempre, abrindo portas pra todos nós, produtores”, destaca.
Entre os itens vendidos a preços mais acessíveis nas feiras da Emater, estão: hortifrutigranjeiros, lacticínios, pescado (filé de dourada e filhote), massa de caranguejo, camarão rosa e seco, açaí, cosméticos naturais e flores, comercializados pelos produtores paraenses, que são atendidos de forma contínua pelos técnicos da Empresa, com orientação em todas as etapas do processo produtivo até a venda dos produtos.
O organizador das feiras da Emater, Ronaldo Sanches, ressalta que a missão da Empresa é garantir o apoio necessário aos produtores paraenses para que consigam expandir os seus negócios, a partir da comercialização com o preço justo.
![](/sites/default/files/medy_portela_-_62_anos_empresaria.jpg)
“Esse projeto, que já existe há nove anos, realmente transforma a vida dos feirantes que estão conosco. Muitos deles, quando começaram a receber a assistência, não tinham nem bicicleta, precisavam andar quilômetros, todos os dias, para chegar ao trabalho, e hoje já conseguiram conquistar a casa própria, carros, motos. O apoio da Emater tem sido fundamental, pois vai desde a assistência técnica na produção, até a extensão rural, por meio da emissão de documentação e certificação dos produtores nas feiras”, conta Sanches.
A jornalista Patrícia Madrini, servidora da Secom, afirmou estar encantada com os produtos ofertados na feira. “Achei maravilhosa a iniciativa de trazer até o órgão essa oportunidade. Eu trabalho o dia todo, não tenho tempo para comprar produtos fresquinhos. Facilita muito a nossa vida, vale muito a pena. Essa ação também incentiva o trabalho dos empreendedores paraenses, gerando renda”, pontua.
![](/sites/default/files/edgar_santos_da_cruz_-_45_anos_de_santa_izabel_do_para1.jpg)
O feirante Edgar Santos da Cruz, 45 anos, de Santa Izabel do Pará, que foi um dos expositores desta edição, conta que todos os produtos de hortifrutigranjeiros foram colhidos na tarde anterior para chegarem frescos aos clientes.
“Os nossos clientes ficaram muito satisfeitos com os nossos produtos, que estavam bem bonitos, coloridos, com preços bons. São diferenciados daqueles encontrados nos supermercados, que, muitas vezes, estão expostos a mais tempo. Por meio da Emater, temos a oportunidade de chegar até os órgãos estaduais e até começamos a trabalhar com a exportação para fora do estado. Quando cheguei na Emater não tinha praticamente nada, hoje já gerei emprego dentro da minha comunidade, tenho três funcionários que me auxiliam, já estou com o meu segundo carro, minha casa. A gente alia a técnica deles com a minha prática do dia a dia. Há mais de 15 anos tenho esse apoio da Emater”, comemora.
APOIO - O projeto coordenado pelo Escritório Regional das Ilhas tem como principais atividades a realização de Feiras itinerantes, interativas e integrativas a outros projetos e organizações; a integração e a comercialização dos diversos segmentos agropecuários; o apoio à comercialização dos produtos da cadeia empreendedora familiar; a capacitação e aperfeiçoamento aos agricultores e artesãos; a organização associativa dos artesãos; o incentivo ao empreendedorismo; a melhoria da qualidade dos produtos ofertados; e a promoção de geração de renda.
SERVIÇO - A Secretaria de Estado de Comunicação fica localizada na Travessa Visconde de Inhaúma, 1629.
Imagens David Alves - Agência Pará