Contribuir para o desenvolvimento social e urbano da região. Esse é o principal objetivo da Usina da Paz (Usipaz) ao inaugurar, nesta quarta-feira (20), o seu primeiro espaço voltado para a comunidade no bairro do Icuí. O evento, gratuito e aberto a todos os públicos, contará com a presença da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom/PA), que irá realizar na Usipaz uma exposição fotográfica e a oficina de Comunicação Comunitária.
A Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC) é responsável pelas ações. A exposição denominada “Guamá: novos olhares” é fruto de uma oficina realizada no território do Guamá em parceria com o programa Territórios Pela Paz, do Governo do Estado. O título da mostra reflete o objetivo da oficina que foi estimular o olhar crítico e intensificar a relação de pertencimento das pessoas com o lugar onde moram, por vezes estigmatizado e fragilizado pela violência.
![](/sites/default/files/danilo_de_freitas_ferreira_2.jpg)
Ministrada pelo fotógrafo Maycon Nunes em 2019, a oficina de Fotografia Digital contou com aulas teóricas e práticas. Cada aluno e aluna fotografou o cotidiano do bairro, tendo como cenário as feiras e ruas, registrando o dia a dia de trabalhadores, crianças, outros estudantes e moradores. Como parte das atividades, os alunos também participaram das seleções e do processo de edição das imagens. A exposição conta com 40 fotografias, resultado da intensa interação dos alunos com a comunidade.
Oficina - Após a inauguração da Usipaz, será realizada a oficina de Comunicação Comunitária aos moradores do bairro, com a instrutora jornalista Camila Simões. Essa oficina, assim como toda a atuação da DCPC/Secom, busca desenvolver ações educomunicativas em diversos formatos, visando fomentar múltiplas vozes e coletividades nas comunidades. Os interessados podem se inscrever aqui.
As UsiPaz - cada usina terá complexo esportivo, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.
Novos instrutores - para realizar as oficinas e outras ações, a Secom/PA precisa credenciar profissionais da área da comunicação. Ao todo, são ofertados conteúdos teórico e prático em 17 áreas: audiovisual, educomunicação, comunicação comunitária, produção textual, jornalismo, produção cultural, produção editorial, publicidade e propaganda, rádio e TV, relações públicas, estudos de mídia, multimídia, arte digital, design, grafite e arte urbana, desenho e fotografia. As inscrições para credenciamento ainda estão abertas e os profissionais da área da comunicação, que desejam ministrar oficinas, podem se inscrever até o dia 31 de dezembro de 2022.
Para se inscrever no credenciamento, é necessário ter mais de 18 anos, não possuir nenhum vínculo com a administração estadual, municipal e federal e apresentar documentos que comprovem as habilidades nas quais estão se apresentando. Os interessados podem efetuar a inscrição de três maneiras: via internet, presencial ou via postal. A orientação é para que os candidatos leiam todo o edital para depois efetuar a inscrição e enviar as cópias dos documentos solicitados.
Anota aí!
Inauguração da Usipaz do Icuí-Guajará e Exposição "Novos Olhares"
Data: 20 de Outubro de 2021
Local: Estrada do Icuí-Guajará, com a Avenida Independência
Hora: a partir das 17h
Entrada: gratuita
Oficina de Comunicação Comunitária
Data: 26 a 29 de Outubro de 2021
Local: No complexo Usina da Paz - sala multiuso do térreo.
Hora: 8h às 12h
As inscrições para a oficina são online e gratuitas!
Matéria: Gilberto Moura - Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom)