Foto: Bruno Cecim
Não é um “adeus”, mas um “até a próxima!”. Na última quinta-feira, 24, a Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secom/PA encerrou a oficina de Fotografia, realizada no bairro do Guamá, em Belém. Na programação de fechamento foram abordadas questões acerca do uso da informação e da comunicação de forma ética, assim como a apropriação de ferramentas digitais a serviço da comunidade.
A ação integrou o aniversário de 300 anos do Guamá e, durante quatro dias, o fotógrafo Rafael Fernando apresentou aos moradores do bairro as novas plataformas de comunicação. Nesse contexto, o profissional acredita que a comunicação comunitária pode ser um instrumento que busca resgatar a cidadania e proporcionar transformações sociais.
Segundo ele, “a foto produz um diálogo com a comunicação. Por isso, a fotografia possibilita a experiência estética da vida, pois contribui de forma histórico-social com a verdade e apaga qualquer possibilidade de fake news e desinformação”, declara.
Foto: Bruno Cecim
Fotografia - A oficina teve como foco o fotojornalismo centrado no bairro, levando os alunos a entrevistar e fotografar pessoas e locais que façam parte de seu dia a dia. Dentre eles, Ana Carla, de 19 anos, conversou com a gente.
“É um projeto que vai me definir muito, que eu vou levar pro resto da minha vida. Eu agradeço aos profissionais da Secom que vieram aqui, porque assim como eu tive experiência no jornalismo, eu posso ter experiências em outras áreas, que vão permitir que eu me torne uma grande jornalista um dia, se eu tiver a chance de mostrar minha arte sem medo”.
Foto: Bruno Cecim
Vem novidade aí - Fiquem ligados que vêm aí mais oficinas da Secom!
No mês de Março, teremos cursos em Abaetetuba, nas Usinas da Paz da Cabanagem e do Icuí, assim como em Santarém, Oriximiná e Terra Santa!
Foto: Bruno Cecim