Como você tem transmitido conhecimento?! Sabemos que, de modo geral, a educação tem o potencial de gerar transformações na área social, econômica e cultural do indivíduo e, ao compartilhá-la, fornece ferramentas que permitem a conquista de autonomia e cidadania da sociedade. E, ciente da importância da formação técnica das comunidades, a Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (DCPC/SECOM) disponibiliza o edital de credenciamento aos profissionais da comunicação que desejem ministrar palestras, cursos e oficinas nas 17 áreas de atuação da DCPC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2022, conforme previsto no edital.
O edital de Credenciamento visa identificar profissionais com formação e experiência voltadas para a área da comunicação, habilitando-os para possíveis contratações por tempo determinado, sem vínculo empregatício. A partir do edital, será possível selecionar facilitadores para atuar nas jornadas de oficinas de formação e iniciação técnica, cursos de qualificação para profissionais, palestras, mesas redondas e demais atividades da área de comunicação popular e comunitária, além de programações específicas relacionadas ao campo das humanidades e da comunicação.
Por que se credenciar? - Ser credenciado significa que o/a instrutor/a passou por um processo de seleção, por meio de documentos apresentados, o que gera segurança ao Estado e também ao contratado, com direitos garantidos. O/A profissional terá a possibilidade de desenvolver atividades formativas que possibilitam a qualificação técnica das comunidades, nas diversas áreas da comunicação. “É uma contribuição que se faz na prática do conteúdo proposto. Acredito que essa contribuição está na troca dos conteúdos, na construção de um resultado a partir do qual as pessoas podem utilizar no seu cotidiano, nos próprios projetos, nos próprios futuros. Ferramentas para ação”, afirma a instrutora e jornalista Camilla Simões.
Inscrições - As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas da seguinte forma: através do preenchimento do formulário online, que deve ser enviado para o email dcpc@secom.pa.gov.br, juntamente com documentação comprobatória, em anexo no edital. Via postal: os interessados deverão encaminhar o formulário de inscrição, disponível no Anexo I do edital, devidamente preenchido, assim como cópias dos documentos solicitados para o credenciamento, em envelope único. E de forma presencial: a inscrição presencial via protocolo SECOM, deverá ser feita na sede desta, no horário de 9h até 17h.
Quem pode se inscrever? - Poderão participar deste credenciamento pessoas físicas (maiores de 18 anos) e Jurídicas (inscritas como MEI - Microempreendedor Individual), que se inscreverem e comprovarem estar habilitados a prestar os serviços descritos, conforme requisitos exigidos no edital. Mas, atenção, a orientação é que os candidatos se atentem ao edital para depois efetuar a inscrição e enviar as cópias dos documentos solicitados. Os credenciados podem ou não ser chamados para participar como facilitadores das atividades promovidas pela Secom, de acordo com as demandas necessárias da Secretaria.
Documentação - O candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Cópia da cédula de Identidade Civil e CPF do candidato ou outro documento comprobatório, conforme disposto em lei, tais como Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação - CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS; Comprovante de endereço residencial; Cópia da inscrição do PIS/PASEP/NIT; Autorização de Uso de Imagem; Currículo do profissional (acompanhado de portfólio, quando houver, e de comprovantes de experiência, em pdf); Declaração de Representação, quando for o caso; Certidão de antecedentes criminais (via Polícia Civil); Certidão negativa de débitos estaduais (via Secretaria de Estado da Fazenda) e Declaração de não vínculo, disponível no anexo IV do edital.
Sobre a SECOM - As atividades são desenvolvidas pela SECOM/PA em vários formatos e, desde 2019, busca proporcionar conhecimentos, a partir das vivências e habilidades que possibilitem autonomia para fomentar o trabalho local, além de incentivo à cidadania e à participação direta da população, pois conhecer as técnicas é fundamental para pequenos empreendedores investirem no crescimento comercial dos seus negócios locais. As oficinas abrangem 17 áreas de atuação: audiovisual, educomunicação, comunicação comunitária, produção de texto, jornalismo, produção cultural, produção editorial, publicidade e propaganda, estudo de mídias, rádio e tv, multimídia, arte digital, design, grafite e arte urbana, fotografia, desenho e linguagem teatral.
De acordo com a instrutora Camilla Simões, a ferramenta educativa é uma das melhores formas de se aproximar e construir laços com as comunidades, pois mostra a importância de suas necessidades variadas, além de levar ferramentas de independência crítica e autonomia, de forma geral, aos participantes dos projetos contemplados. “Sempre tive interesse em participar de iniciativas que levassem esses instrumentos de comunicação a todos. E vi nessa parceria uma oportunidade de trabalhar na docência, na troca de conhecimentos e fazer parte do crescimento dos participantes, suas vidas, seus projetos. Isso é muito especial!”, explica Camilla Simões.
Serviço:
Edital de Credenciamento da Secom
De 20 de Julho de 2021 até 31 de dezembro de 2022
Texto: Gilberto Moura - Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (SECOM)