As oficinas mais demandadas foram fotografia, desenho e design
![](/sites/default/files/23set-escuta_online_prancheta_1.png)
Com o encerramento de 2021, as atividades deste ano realizadas pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom) também estão sendo finalizadas, mas as ações para o ano de 2022 já começaram a ser programadas. Com o objetivo de ofertar oficinas de qualificação profissional nos bairros do Guamá e Cabanagem, a Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária (DCPC) disponibilizou consulta pública sobre as suas 17 áreas de formação disponíveis. A consulta foi realizada entre o período de 29 de novembro a 09 de dezembro, via formulário online.
Desde 2019, a Secom desenvolve o projeto de Comunicação Comunitária a partir da realização de oficinas, rodas de conversas e palestras dentro dos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz). E, para facilitar a comunicação com a população, o formulário online foi criado, como metodologia participativa, com o intuito de identificar a escolha dos cursos de preferência pelos moradores da região.
Todas as perguntas foram desenvolvidas para serem curtas e diretas, que incluem: Nome completo; Telefone; Qual o tipo de ação deseja; Qual o turno (horário) de preferência que a atividade aconteça e qual área de atuação deseja. As oficinas mais demandadas pelos moradores do Guamá foram a de Fotografia e desenho, ambas empatadas em 9,5%. Já no bairro da Cabanagem, os participantes optaram pelo curso de designer, com 10,1% dos votos.
De acordo com Fábio Oliveira, diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secom/PA, “a consulta garante maior transparência, estimulando a participação popular na tomada de decisões para a realização das ações formativas, que cumprem a primeira etapa para a realização de oficinas, seguida de visitas técnicas e posterior contratação de instrutores credenciados por meio do edital”, afirma.
Texto: Gilberto Moura - Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom)