A primeira oficina realizada nos espaços da recém-inaugurada
Usina da Paz se encerrou no último dia 29
![](/sites/default/files/20211028094833_060a3783.jpg)
A Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom) encerrou, no último dia 29, a oficina de Comunicação Comunitária ofertada aos moradores do bairro do Icuí. Durante quatro dias, a instrutora Camila Simões teve como objetivo compartilhar conhecimento e experiências por meio de um curso de formação voltado à comunidade, assim como apresentar a oficina como um instrumento que busca resgatar a cidadania e proporcionar transformações sociais.
Essa oficina, assim como toda a atuação do departamento de Comunicação Comunitária da Secom/PA, fez parte de uma construção coletiva junto às comunidades, que busca desenvolver o projeto através da realização de ações educativas em diversos formatos, como oficinas, rodas de conversa e palestras dentro dos bairros atendidos pelo TerPaz.
Os participantes aproveitaram ao máximo todo o conteúdo teórico e prático desenvolvido durante a oficina, a fim de implementar os conceitos apresentados nas suas rotinas de trabalho, estudo e lazer. “A oficina foi organizada entre conteúdos expostos, troca com os participantes e a construção de pautas a partir da comunidade, utilizando os canais por meio dos quais já estão familiarizados.”, explica Camila Simões.
![](/sites/default/files/aluno_-_edson_roberto_.jpg)
Comunicação Comunitária - Seguindo todas as medidas de segurança contra o Covid-19, o evento alcançou cerca de 20 participantes, e um deles foi o músico Edson Roberto, que ressaltou os benefícios da UsiPaz, como a realização da oficina em Ananindeua. "A minha profissão está ligada diretamente ao público, então sinto a necessidade de me reinventar constantemente para conseguir me comunicar de uma maneira fácil e acessível com o meu público. Felizmente, com as aulas e instruções que foram compartilhadas durante a oficina, fui capaz de absorver novos ideais para replicar no meu dia", afirma.
De acordo com Fábio Oliveira, diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secom/PA, as oficinas buscam contribuir com a formação de profissionais e, por conta disso, o curso será ministrado na região com o intuito de informar e dar visibilidade à população como produtora do conhecimento histórico da região. “Nossa perspectiva é ampliar o debate sobre a democratização da comunicação e, também, discutir a importância do envolvimento da comunidade a questões relativas às informações por meio da tecnologia”, conclui.
Texto: Gilberto Moura - Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom)