Com o objetivo de ampliar a relação entre Fotografia e  Comunicação Comunitária, a Secretaria de Comunicação do Estado Pará (Secom/PA), em parceria com o Programa Territórios pela Paz, realizará, entre os dias 14 a 17 de setembro, a oficina de Fotojornalismo aos moradores do bairro do Benguí. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
 
O curso de Fotojornalismo no bairro do Bengui faz parte da  retomada de ações que a Secom está realizando no Estado do Pará desde o início da pandemia de covid-19, em 2020. A última atividade realizada no bairro foi o Cine Debate, ação que teve o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT). Trinta alunos da Escola Estadual Maria Luiza Costa prestigiaram o evento, que foi uma homenagem ao Dia Nacional do Quadrinho e contou com a presença dos desenhistas e cineastas Cássio Tavernard e Otoniel Oliveira, convidados pela DCPC/SECOM.
 
De acordo com Fábio Oliveira, diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secom, a oficina de Fotojornalismo será introduzida no bairro do Bengui com o intuito de informar e visibilizar a população como produtora do conhecimento histórico da região. “Nossa perspectiva é ampliar o debate sobre a democratização da comunicação e, também, discutir a importância do envolvimento da comunidade a questões relativas às informações por meio da tencologia”, afirma.  
 
O instrutor deste ano será o fotógrafo e arte educador Rafael Fernando, que visa gerar reflexões sobre o uso da imagem e os perigos que as fake news representam para um Fotojornalismo ético. Segundo ele, “a foto produz um diálogo com a comunicação. Por isso, o fotojornalismo possibilita a experiência estética da notícia, bem como da informação sem parcialidade, pois isso contribui de forma histórico-social com a verdade e apaga qualquer possibilidade de fake news e desinformação”, declara. 
 
Durante a programação, serão abordadas questões acerca do uso da informação e comunicação de forma ética, assim como o uso das ferramentas digitais a serviço da comunidade. Dessa forma, sensibilizar os participantes para sua realidade, contexto e que pautas a comunidade pode trazer para a construção de um mini-jornal comunitário na versão digital e, assim, contribuir para transformações no bairro.
 
Anota aí:
Oficina de Fotojornalismo
Território TerPaz Bengui
Local: Escola Walter Leite Caminha, Avenida Major Aviador Silva Filho, SN Conjunto Catalina Mangueirão.
Data: 14 a 17 de setembro, 8h às 12h
Inscrições gratuitas aqui.
Imagens: Rafael Fernando

Veja Também