Até os anos de 1990 a comunicação popular e comunitária era vista como instrumento de mobilização e uma necessidade de expressão dos movimentos sociais. Aos poucos vem sendo agregada a noção de acesso aos mesmos como um direito de cidadania (Cicília Peruzzo, Doutora em Comunicação)
Missão
A DCPC – Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária tem a missão de Exercer a Comunicação Pública, visando fomentar múltiplas vozes e coletividade nas comunidades, assim como democratizar o acesso às mídias e possibilitar a construção de narrativas de pertencimento e protagonismo em todo o Pará.
As comunidades se caracterizam pela existência de um modo de relacionamento baseado na coesão, convergência de objetivos e de visão de mundo, interação, sentimento de pertença, participação ativa, compartilhamento de identidades culturais, corresponsabilidade e caráter cooperativo (Cicilia Peruzzo, Doutora em Comunicação)
Além disso, esta mesma diretoria tem a missão de democratizar este processo (ou seja, permitir que a população deixe de ser uma mera espectadora no processo de construção da comunicação e passe a ser um partícipe ativo, tornando-se divulgadora, porta voz e crítica de sua própria produção).
Públicos:
Público Interno:
Assessores de comunicação, fotógrafos, editores, jornalistas
Público Externo:
● Pessoas em situação de vulnerabilidade social que representem um grupo ou coletivo (mulheres, negros, LGBTIs, baixa renda, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pacientes de longa internação hospitalar) residentes no território paraense.
● Comunidades atendidas pelo Programa Territórios pela Paz
● Agentes de comunicação
Parcerias
Líderes comunitários, associações, ONG’S, Secretarias, fundações e institutos.
Objetivos
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Oferecer subsídios teóricos e práticos para o exercício de pertencimento, cidadania, protagonismo social e coletividade;
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Contribuir para uma transformação social de valores como autoestima, representação, identidade e cidadania;
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Oportunizar ampliação de acesso ao mercado;
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Divulgar ações de governabilidade no estado do Pará;
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Fortalecer a atuação governamental na área da comunicação pública;
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Criação de rede de comunicação comunitária