A formação é realizada pela Secretaria de Estado de Comunicação, dentro do TerPaz, gerenciado pela Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania.
 
Atentos, os alunos da Oficina de Produção de Texto aprenderam, nesta quinta-feira (28), mais técnicas de redação na Usina da Paz Nova União, em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. Com duração de cinco dias, a oficina é realizada pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), gerenciado pela Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac).
 
Foto: Nucom Seac.
 
A oficina enfatizou diversos gêneros textuais, para estimular o protagonismo das comunidades na produção de narrativas próprias, explicou Adriana Pinto, diretora em exercício de Comunicação Popular e Comunitária da Secom. Segundo ela, “o projeto de Comunicação Comunitária da Secom tem por objetivo fomentar múltiplas vozes e coletividades nas comunidades, democratizar a comunicação e possibilitar a construção de narrativas de pertencimento e protagonismo. Esta oficina é mais uma forma de auxiliar no processo de construção e fortalecimento das diversas vozes de Marituba”.
 
Interessada em adquirir mais conhecimento e habilidade na escrita, Luana Marinho já entendeu o universo de possibilidades para um bom texto. “A produção de texto é uma coisa que acaba servindo para várias áreas, como Enem, concursos e textos para a internet, que é uma coisa que me interessa muito escrever sobre temas relevantes. Para mim, estão sendo muito válidas, tanto as técnicas quanto as discussões que a gente vem tendo dentro da sala de aula. Hoje nós estamos falando sobre racismo, mas em outros momentos nós também já falamos sobre fakenews e emancipação da mulher. Está sendo uma experiência muito boa”, disse a dona de casa Luana Marinho, que aos 29 anos pretende aplicar o que vem aprendendo nas aulas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nucom SeacA oficina foi ministrada por Márcia Pinheiro. Foto: Nucom Seac.
 
"Aqui a gente trabalha temas atuais, que devem ser debatidos com o objetivo de analisar o conteúdo e a produção textual, a estruturar de maneira correta e interessante, observar a questão da coerência, coesão, além de fazê-los não cair no equívoco de ideia ou tangenciar o tema, porque muitos que procuram a oficina estão visando às provas, como o vestibular. Até mesmo com a experiência de avaliadora do Exame que eu também tenho, às vezes o aluno pensa que está dentro do tema, mas ele, na verdade, está fugindo, por isso a gente procurar trabalhar muito isso com eles”, informou Márcia Pinheiro, professora da turma.
 
Ana Cláudia Silva, técnica em enfermagem e pedagoga, está desempregada, mas planeja prestar concursos públicos em suas áreas de formação, por isso enxergou a oficina como uma forma de se preparar para a disputa. “Eu aproveitei a oportunidade do curso para aperfeiçoar minha escrita, pois almejo passar em um concurso público. A aula é muito interessante. Acrescenta bastante pelos temas relevantes que a professora coloca pra gente. Tá sendo bem produtivo”, disse a concluinte da oficina.
 
Leque de opções - Além das aulas sobre criação de texto, a Secom e o TerPaz realizam outras atividades voltadas para 17 áreas da comunicação comunitária, como fotografia, publicidade e propaganda, jornalismo, produção cultural e de texto, audiovisual e rádio, nas Usinas da Paz e nos sete territórios do Terpaz, por meio das escolas ou centro comunitários, de acordo com a demanda de cada comunidade, além de outros municípios. Todo o processo de escolha do tema, local e horário é feito em conjunto com as lideranças de cada localidade, atendendo aos interesses da população. No ano passado, 179 pessoas participaram dessas ações.
 
Foto: Nucom Seac.
 
Aos 15 anos, Gabriela Tavares está iniciando o ensino médio, mas quando soube da oficina não perdeu tempo. “Eu tenho o desejo de ser escritora, escrever coisas realistas. Então, pensei que fazer o curso me ajudaria a ter uma melhor visão das coisas, e está ajudando de fato. A professora explica muito bem, e isso facilita”, afirmou.
 
Novas turmas da Oficina de Produção de Texto devem ser abertas em breve, e serão divulgadas nas redes sociais das Usinas da Paz.
 
Por Raiana Coelho (SEAC) 

Veja Também