Durante oficina de Comunicação Comunitária, moradores adquiriram conhecimento sobre o uso de novas tecnologias
Na última sexta-feira, 3, a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) se despediu do bairro do Jurunas, em Belém. Na programação de encerramento da oficina de Comunicação Comunitária foram abordados o uso da informação e da comunicação de forma ética, e das ferramentas digitais em prol da comunidade.
Durante cinco dias, a fotógrafa e arte educadora Deia Lima apresentou aos moradores do bairro as novas plataformas de comunicação. Nesse contexto, a profissional acredita que a comunicação comunitária pode ser um instrumento que busca resgatar a cidadania e proporcionar transformações sociais.
“Nesse período, buscamos abordar temas relacionados às mídias sociais e fotografias de celular. Algo de grande importância como ferramenta democrática para trabalhar e estudar esse diversos caminhos da comunicação comunitária”, ressalta a instrutora.
Mídias sociais - Seguindo todas as medidas de segurança contra o Covid-19, o evento alcançou cerca de 20 participantes, e um deles foi o morador Ismael dos Santos Martins. "Sempre tive muita dificuldade na parte da informática e, com o avanço da tecnologia, fui me perdendo cada vez mais. Felizmente, com a ajuda da oficina consegui entender melhor sobre o assunto. Fiquei muito alegre por essa oportunidade", comemora.
Outros dois moradores que estiveram presentes no decorrer da oficina foram a jornalista Miriam Caldas e o educador físico José Pacheco. Para ambos, a oficina foi de grande contribuição por conta do conhecimento adquirido a respeito dos novos instrumentos de comunicação.
"É muito importante saber que existem esses projetos voltados para as comunidades, afinal não são todos que estão cientes do avanço da tecnologia. Eu fui saber que existem vários outros projetos e, foi através deste que fui capaz de me atualizar e ficar por dentro das novas comunicações", afirma a jornalista.
Já o educador físico conta que "com o avanço da tecnologia, a gente acaba se perdendo por não conhecer bem os novos meios. Então, eu acredito que a oficina garantiu conhecimento sobre os avanços tecnológicos e, quem sabe, servirá até para que as pessoas garantam uma renda maior".
Vem novidade aí - Muitas outras oficinas já estão sendo programadas pela Secom, em parceria com o Programa Territórios pela Paz, como a oficina de Fotojornalismo, ofertada aos moradores do bairro do Bengui, entre os dias 14 a 17 de setembro.
“Nossa perspectiva é ampliar o debate sobre a democratização da comunicação e, também, discutir a importância do envolvimento da comunidade a questões relativas às informações por meio da tencologia”, explica Fábio Oliveira, diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secom.
Matéria: Gilberto Moura
Foto: Pedro Gueirro/SECOM-PA